São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

ALIMENTO CONTAMINADO
França propõe novo órgão de controle na UE

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
de Paris

O governo francês propôs aos 15 países que formam a União Européia a criação de uma agência comum de controle da alimentos.
A proposta acontece quase duas semanas após o governo da Bélgica reconhecer a contaminação de aves e possivelmente de parte do rebanho suíno e bovino por dioxina, um subproduto industrial potencialmente cancerígeno.
A crise da dioxina levou o governo a retirar frangos, produtos derivados de carne, ovos e leite belgas do mercado. Ontem, frangos voltaram a ser abatidos no país.
Ainda não há cálculo de prejuízo, mas se estima que até 0,5% do PIB belga possa ser afetado. Países de todo o mundo, inclusive o Brasil, proibiram importações da Bélgica.
A França propõe que o novo órgão de controle, similar ao FDA americano, seja criado rapidamente e defende ainda o banimento do uso de ração de origem animal. A dioxina chegou aos animais belgas por meio de ração contaminada.


Texto Anterior: Repercussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.