São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

GEÓRGIA

Rice pede querussos guardem a neutralidade

DA REDAÇÃO

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu ontem a "neutralidade" da Rússia no conflito que envolve a Geórgia e as regiões separatistas da Abkhazia e da Ossétia do Sul. "Chegou o momento de os russos perceberem que seu antigo império acabou", disse um dos diplomatas da comitiva de Rice, que chegou ontem a Tbilisi, capital georgiana.
Dois episódios agravaram ontem as tensões entre Geórgia e Rússia. No primeiro, três policiais foram feridos na divisa com a Abhkhazia. No segundo, o governo georgiano acusou a Rússia de ter sobrevoado com caças-bombardeiros por 40 minutos a região, para marcar posição com a chegada de Rice.
Um porta-voz do Ministério da Defesa, em Moscou, recusou-se a comentar a violação do espaço aéreo do país vizinho, até o início dos anos 90 uma das Repúblicas soviéticas. Moscou hoje apóia as duas regiões separatistas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Repressão: China mata cinco supostos jihadistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.