São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

IRÃ

Autoridade pede processo contra Mousavi

DO "FINANCIAL TIMES", EM TEERÃ

Um alto comandante da Guarda Revolucionária, tropa de elite iraniana, disse que líderes reformistas, incluindo o ex-presidente Mohammad Khatami (1997-2005) e o candidato derrotado à Presidência Mir Hossein Mousavi, têm que responder à Justiça pelas acusações de terem sido os principais atores por trás da "revolução de veludo" -grandes manifestações que contestavam o resultado das eleições do dia 12 de junho.
O pedido partiu de Yadollah Javani, chefe do departamento político da Guarda Revolucionária.
"Se Mousavi, Khatami e [Mehdi] Karroubi [outro candidato reformista derrotado nas eleições] são os principais elementos por trás do golpe de veludo no Irã, que é o caso, é esperado que o Judiciário e as autoridades de segurança e de inteligência desbaratem esse plano prendendo, colocando em julgamento e punindo seus principais líderes", afirmou Javani à agência iraniana oficial de notícias.
A declaração vem em meio a críticas da comunidade internacional contra os processos em massa, iniciados nos últimos dez dias, contra os que participaram das manifestações, acusados de terem planejado e executado o "golpe".


Texto Anterior: Tufão motiva deslocamento de 1 milhão de habitantes na China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.