São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

IGREJA CATÓLICA

26 serão beatificados

Papa vai canonizar cinco em outubro

DA REDAÇÃO

O Papa Bento 16 canonizará cinco beatos no final de outubro. No dia 23 do próximo mês, quando encerra o sínodo sobre a Eucaristia, serão declarados santos o jesuíta chileno Alberto Hurtado Cruchaga, morto em 1952, o arcebispo de Lviv dos Latinos (Ucrânia) Józef Bilczewski, morto em 1923, o fundador da Congregação das Irmãs de São José, sacerdote Sygmund Gorazdowski, morto em 1920, o fundador da Congregação das Verônicas do Rosto Santo, sacerdote Gaetano Catanoso, morto em 1963, e Felice da Nicosia, dos Frades Menores Capuchinhos, morto em 1787.
Além dos cinco religiosos que serão canonizados, mais 26 pessoas serão beatificadas nos próximos meses, de acordo com informações divulgadas pela igreja.

Tradução
Os protestantes alemães abandonaram o projeto de fazer uma tradução em comum da Bíblia com os católicos. A justificativa foi que os católicos queriam seguir as instruções do Vaticano para tornar a linguagem mais próxima de suas raízes latinas.
A disputa entre protestantes e católicos, que gerou uma série de críticas dos dois lados, aconteceu apesar das seguidas promessas do papa de reforçar os laços com as outras igrejas e acentua os problemas enfrentados por Bento 16 em sua terra natal e as suscetibilidades que ainda perduram na Alemanha cinco séculos após a Reforma de Martinho Lutero.


Com agências internacionais

Texto Anterior: França: Chirac deixa hospital e cancela agenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.