São Paulo, quinta, 10 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"FREE WILLY'
A orca Keiko deve chegar hoje à Islândia
Baleia de filme volta para casa

das agências internacionais

A baleia orca Keiko, estrela do filme "Free Willy", começou a ser transportada ontem de seu cativeiro, nos EUA, de volta ao seu habitat original, na Islândia.
Keiko, que é macho, saiu de seu aquário de Newport, em Oregon (Costa Oeste dos EUA), dentro de um tanque de fibra de vidro feito especialmente para isso.
Um avião militar C-17 o levaria às ilhas Westman, onde cerca de 200 jornalistas o esperam hoje.
A baleia, que pesa 4.540 kg, deve permanecer pelo menos dois anos em adaptação dentro de um cerco flutuante nas águas onde foi capturada em 1979, quando tinha apenas dois anos.
Os oceanógrafos não sabem se a estrela de cinema conseguirá se adaptar novamente ao meio selvagem. As orcas têm estrutura social muito complexa, o que dificultaria sua reintegração.
Os ativistas de defesa dos direitos dos animais esperam conseguir a transferência de outras 50 orcas que vivem em parques e aquários de diversos países.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.