São Paulo, Sexta-feira, 10 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaticano pede tropas contra "genocídio"

das agências internacionais


O arcebispo Jean-Louis Tauran, ministro das Relações Exteriores do Vaticano, pediu que a ONU mande tropas internacionais de paz para Timor Leste com o intuito de evitar "um genocídio".
"Estamos vendo outro genocídio. Um genocídio que não poupa a Igreja Católica", afirmou.
Cerca de 15 padres e várias religiosas teriam sido mortos nos últimos dias em Timor Leste por grupos antiindependência, afirmou a agência de notícias "Fides", do Vaticano. Segundo a agência, os paramilitares atacam membros da igreja por considerar que ela apóia a independência.
O bispo Carlos Ximenes Belo, Prêmio Nobel da Paz de 1996, fugiu para a Austrália depois de sua casa ter sido incendiada na segunda-feira. No dia seguinte, a casa do bispo de Baucau, Basílio Nascimento, também foi incendiada e ele ficou ferido.
Na mesma segunda, cerca de cem pessoas, incluindo três padres, foram mortas quando grupos antiindependência lançaram granadas contra a igreja de Suai.


Texto Anterior: EUA evitam falar em intervenção
Próximo Texto: Pai de líder pode ter sido assassinado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.