São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OTAN

Paquistão reabre rota de acesso ao Afeganistão fechada havia 10 dias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Após dez dias de bloqueio das fronteiras ao Afeganistão, o Paquistão reabriu a passagem para as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O anúncio foi feito pelo Ministério de Relações Exteriores paquistanês.
"Depois de haver avaliado a situação, o governo decidiu reabrir com efeito imediato o abastecimento da Otan em Torkham [cidade próxima ao Afeganistão e principal via de acesso ao país]", informou oficialmente o ministério.
O fechamento das fronteiras veio como retaliação à morte de três soldados paquistaneses, durante um ataque de helicóptero da Otan, em 30 de setembro. Na quinta-feira, a embaixadora dos EUA Anne Patterson desculpou-se pelo fato em nome de seu país.
Com o bloqueio das rotas, as forças da Otan e dos Estados Unidos precisavam desviar o trajeto para o sul do Paquistão, um percurso bem mais perigoso. Como resultado, vários comboios foram atacados.
Ontem, 29 caminhões da Otan foram incendiados em um assalto armado no sudoeste do Paquistão, o sexto em uma semana, com o total de 149 veículos atingidos a caminho do Afeganistão.
Na última ação, 30 homens abriram fogo contra os motoristas e roubaram os caminhões que estavam estacionados em um hotel à beira da estrada, em Mitri, a 180 km ao sudeste de Queta, capital da Província de Baluchistan.


Texto Anterior: Países têm prioridades diferentes, afirma analista
Próximo Texto: Hungria: Primeiro-ministro agora teme segunda onda de lama tóxica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.