São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

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TRÂNSITO

França estuda confiscar carro de infrator

JOHN LICHFIELD
DO "THE INDEPENDENT", EM PARIS

Várias propostas novas e draconianas visando a reduzir o grande número de mortes que ocorre nas estradas francesas incluem a idéia de que os infratores graves ou reincidentes tenham seus veículos confiscados.
O governo francês também pretende reduzir o limite de álcool considerado aceitável para ser consumido por motoristas e, o que talvez seja mais significativo, implementar sistematicamente, pela primeira vez, os limites de velocidade previstos em lei.
A morte, na semana passada, de cinco bombeiros voluntários atingidos por um carro que andava a 150 km/h enquanto eles socorriam as vítimas de um acidente automotivo de rotina numa estrada perto de Lyon gerou um crise nacional de consciência em torno do alto nível de mortes nas estradas francesas.
Em declaração feita perante o Parlamento, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, descreveu o motorista como "assassino".
O número oficial se aproxima de 8.000 mortes por ano, ou seja, uma média de mais de 20 por dia. É mais do que o dobro do índice no Reino Unido, que tem mais ou menos a mesma população de habitantes e carros.
Uma reunião interministerial especial terá lugar no dia 18 para analisar novas medidas para aumentar a segurança das estradas. A reunião faz parte da revisão da legislação exigida pelo presidente Jacques Chirac, que declarou que a redução das mortes nas estradas é uma das prioridades de seu segundo mandato.

Radares
Sarkozy anunciou a intenção de, pela primeira vez nas rodovias franceses, instalar radares para fazer a verificação sistemática e frequente da velocidade dos veículos.
Os setores que fazem campanha pela segurança nas estradas se queixam há anos de que as normas de trânsito quase não são implementadas nas rodovias francesas.
Eles saudaram o anúncio feito por Sarkozy sobre os radares, mas observaram que mais de 70% das mortes acontecem em estradas rurais relativamente pequenas.
Na reunião interministerial também serão analisados planos para reduzir o limite de álcool que os motoristas são autorizados a consumir antes de dirigir -o limite francês já está entre os menores da União Européia- e para introduzir novas penalidades, incluindo o confisco dos veículos de motoristas infratores reincidentes ou que tenham provocado mortes.


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