São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atirador se apresenta a tribunal no Arizona pela primeira vez

Jared Loughner é acusado de 5 crimes por tiroteio do sábado

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O autor dos disparos que mataram 6 pessoas e feriram outras 14 em Tucson (Arizona) no último sábado se apresentou ontem ao tribunal. Entre os feridos está a deputada Gabrielle Giffords.
Jared Loughner, 22, é acusado de cinco crimes: duas acusações de homicídio em primeiro grau e três por tentativa de homicídio.
Foi a primeira vez que Loughner apareceu em público desde o ataque.
Ele vai ser representado pela advogada Judy Clarke, a mesma que já defendeu o Unabomber -Theodore Kaczynski, condenado à prisão perpétua por matar três pessoas e ferir 23 por meio de cartas-bomba- e Zacarias Moussaoui, que cumpre pena por seu envolvimento no 11 de Setembro.
O presidente Barack Obama liderou na manhã de ontem um momento de silêncio nacional em homenagem às vítimas do tiroteio.
Obama, que prestou a homenagem no jardim da Casa Branca, disse que "depois teremos bastante tempo para refletir. Agora, a coisa principal que podemos fazer é oferecer nossos pensamentos e nossas orações aos que foram atingidos".
Segundo a Casa Branca, Obama ligou para o marido de Giffords e familiares das outras vítimas. A deputada, que sofreu um tiro na cabeça, está em coma induzido.
O presidente conversou ainda com o senador John McCain, seu rival na disputa presidencial de 2008 e que representa o Arizona.
McCain, que esteve até ontem no Brasil, afirmou que o ataque foi praticado por "uma pessoa insana".
"Ainda estamos investigando a situação e não chegamos a nenhuma conclusão, exceto que foi uma tragédia e um ato de atrocidade cometido por uma pessoa insana", disse.


Texto Anterior: Celebração vai ter missa e "We Are the World"
Próximo Texto: Análise: Ataque prejudica as pretensões presidenciais de Sarah Palin
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.