UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraquianos militarizam áreas civis

DA REDAÇÃO

O ditador iraquiano, Saddam Hussein, está colocando soldados e equipamentos militares em áreas civis para usá-las como escudos no caso de uma guerra, disse ontem Scott McClellan, porta-voz da Casa Branca.
Acompanhando o presidente George W. Bush em uma viagem a Nashville (Tennessee), McClellan disse se basear em informações de serviços de inteligência, mas não forneceu mais detalhes.
"Trata-se de um ditador brutal com um longo histórico de utilização de civis", declarou.

Folhetos
Os EUA prepararam um folheto para jogá-lo no Iraque exortando os iraquianos a não ajudar Saddam ou seus assessores a fugir.
Fontes militares norte-americanas confirmaram que um folheto "altamente secreto" havia sido preparado. Entre outras coisas, ele afirmaria, em árabe, que proprietários de embarcações que ajudassem líderes iraquianos a escapar teriam sua embarcação confiscada. Mas o folheto ainda não teria sido usado.
Aviões dos EUA e do Reino Unidos já lançaram centenas de milhares de panfletos nas duas zonas de exclusão aérea que eles mantêm no Iraque exortando os militares a parar de tentar atingir os aviões estrangeiros e convocando a população a escutar programas de rádio especiais norte-americanos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Madonna critica o "horror da guerra" em clipe
Próximo Texto: Pesquisas expressam "não" à guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.