UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISLÃ

Arábia Saudita barra rede Al Jazeera do Hajj

Amel Emric/Associated Press
Imagem aérea mostra muçulmanos no monte Arafat, na Arábia Saudita, durante o Hajj


DA REDAÇÃO

A rede de TV árabe Al Jazeera disse ontem que as autoridades sauditas a proibiram de cobrir o Hajj (peregrinação islâmica a Meca) diretamente do país. O editor-chefe da rede, Ibrahim Hilal, atribuiu a decisão à irritação provocada por um programa da Al Jazeera que os sauditas consideraram insultuoso à família real.
"Pedimos vistos para nossa equipe de nove membros três meses atrás porque sabíamos que havia uma grande chance de que não obteríamos a autorização", afirmou Hilal.
Iniciado no final de semana, o Hajj vem sendo transmitido pelas principais estações de TV árabes, incluindo a Al Jazeera. Mas essa rede vem retransmitindo imagens da TV saudita.
Cerca de 2 milhões de muçulmanos participam do Hajj neste ano. Por causa da crise iraquiana, os sauditas redobraram a vigilância contra atos políticos. Ontem, eles rezaram no monte Arafat -onde o profeta Muhammad fez seu último sermão.
A Al Jazeera iniciou suas transmissões em 1996 e é frequentemente descrita como a CNN do mundo árabe. "Não entendo como a Arábia Saudita pôde banir uma estação que é vista por 30 milhões de árabes", afirmou Hilal. "Mas a proibição não vai fazer com que nós revisemos nossa linha editorial independente."

Com agências internacionais


Texto Anterior: Pesquisas expressam "não" à guerra
Próximo Texto: Panorâmica - Colômbia: Após atentado, país pede mais ajuda aos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.