São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende 70 em protestos contra obra

DA REDAÇÃO

A polícia israelense prendeu ontem 70 palestinos, a maioria menores de idade, em novos protestos contra as escavações que o governo de Israel está realizando na cidade velha de Jerusalém. Os confrontos ocorreram em Belém e Jerusalém. Em Jerusalém, um ônibus de turismo foi apedrejado.
Israel alega que as escavações preparam a construção de uma passarela, mas líderes muçulmanos suspeitam de um plano para abalar as estruturas da mesquita de Al Aqsa, terceiro local mais sagrado do islã. O acesso à mesquita foi proibido a homens com menos de 45 anos.
Na sexta-feira, choques entre manifestantes e policiais deixaram 36 feridos na Esplanada das Mesquitas, onde fica Al Aqsa. Também houve protestos na Jordânia, no Líbano, no Egito e na Síria.
A violência assustou os turistas em Jerusalém. "Nosso primeiro dia na cidade sagrada foi perturbador o suficiente para dizermos que foi o último", disse Dave Wood, um dos canadenses que estavam no ônibus apedrejado.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Entrevista: "Ser árabe em Israel não é contradição"
Próximo Texto: Nuclear: AIEA suspende programas de ajuda ao Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.