UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA tomaram decisão por "decoro"

Bandeira americana é vetada no Iraque

DA REDAÇÃO

Para demonstrar que as tropas da coalizão são "libertadoras", e não "conquistadoras", o Exército dos EUA vetou a utilização da bandeira americana em veículos, edifícios, estátuas e postos de comando. A exceção é apenas a embaixada dos EUA no Iraque.
A percepção do Exército é que o uso da bandeira ajudaria a acirrar o pensamento de que os militares dos EUA tencionam "oprimir os iraquianos". O veto "é uma questão de decoro", disse o general William S. Wallace, comandante da 5ª Corporação, a seus soldados.
No início da guerra, os combatentes haviam sido proibidos de colocar bandeiras americanas em veículos ou edifícios, mas a ordem não foi cumprida por todos.
Após a cena de anteontem, em que um marine colocou uma bandeira dos EUA numa estátua de Saddam, a proibição foi reforçada. "O orgulho e o patriotismo dos soldados da 5ª Corporação são inquestionáveis. Mas nestas circunstâncias, a utilização de nossa bandeira não é útil", disse Wallace.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Queda de estátua "foi louca", diz marine
Próximo Texto: Líder xiita é morto por rivais em Najaf
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.