UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador diz que não há governo

DE NOVA YORK

Representante de um governo que caiu, o embaixador iraquiano na ONU virou o foco das discussões sobre os novos representantes de seu país diante do mundo.
Mohammed Aldouri, primeiro nome do governo de seu país a dizer que os EUA venceram a guerra, encontrou-se ontem com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em Nova York.
"Acabou tudo. Não há governo para eu representar. Neste momento, represento meu país", disse Aldouri. Numa atabalhoada fuga dos repórteres à frente de sua casa, afirmou que "todos" os iraquianos governam o país agora.
Segundo noticiou a agência Reuters citando fontes árabes, Aldouri deve viajar hoje para Paris, de onde provavelmente seguiria para Damasco (Síria). Antes da reunião, o embaixador dissera não ter concluído seus planos.
Mais cedo, Annan dissera desconhecer o status atual de Aldouri e informara que o iraquiano não pedira asilo. Nenhum dos dois deu declarações após o encontro.
O governo americano prometera prender e julgar os principais representantes do regime iraquiano. Ontem, o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse que legalmente Aldouri continua sendo um diplomata, mas afirmou não saber se ele pode ser preso.
A situação expõe um problema maior, o de resolver quem representa o Iraque oficialmente a partir de agora. "Precisamos tratar disso nos próximos dias. Aparentemente não há um governo em funcionamento no Iraque hoje", disse Annan. (RD)


Texto Anterior: Pomba da guerra
Próximo Texto: FMI faz um apelo por cooperação entre países
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.