São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


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MULTIMÍDIA
The Independent - de Londres

Nasa vende espaço em estação espacial

CHARLES ARTHUR

O espaço é a fronteira final -pelo menos para a publicidade. A Nasa (agência espacial norte-americana) pretende tentar cobrir parte dos custos da Estação Espacial Internacional vendendo acesso publicitário a ela e, possivelmente, até mesmo espaço publicitário em seu interior.
Os interessados poderão enviar mensagens por e-mail aos astronautas e, talvez, até mesmo conversar diretamente com eles -ainda que haja sempre o risco de que eles estejam ocupados demais montando a estação, que vai custar US$ 60 bilhões.
O plano foi anunciado por Daniel Tam, assistente do administrador de comercialização da Nasa. "Algumas pessoas podem argumentar que ver imagens do espaço oferecidas pela Nasa não é grande novidade", disse Tam à Associação Internacional de Publicidade, em Londres.
"Afinal, milhões de pessoas assistiram à imagem granulosa de Neil Armstrong dando o primeiro passeio de um ser humano na Lua, em 1969", afirmou ele.
Mas, com as imagens do espaço sendo transmitidas pela tecnologia de alta definição em vídeo, "elas serão tão nítidas como se você estivesse lá, ao lado dos astronautas e cosmonautas em sua permanência e trabalho no espaço. É bem possível que possamos falar com eles ao vivo, enquanto eles realizam suas tarefas diárias".

Em busca de receita
Ainda não se sabe como os astronautas vão reagir se houver uma pessoa ou 1 milhão de pessoas lhes pedindo, por meio de seus fones de ouvido, para acenar quando a estação espacial passar sobre suas casas.
Mas Tam insiste: "Você com certeza vai poder enviar e-mails para eles e receber suas respostas em pouco tempo". A novidade foi imposta à Nasa pela redução de seu orçamento promovida pelo governo norte-americano nos últimos oito anos.
Após a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, o programa espacial ficou em xeque e passou a sofrer forte pressão, entre outros motivos, por seus altos custos.
A partir de 1993, a Nasa registrou vários reveses, como o fracasso de três sondas enviadas a Marte. No ano passado, todo o programa destinado ao Planeta Vermelho foi um fiasco de cerca de US$ 350 milhões.
A Estação Espacial Internacional consome perto de metade do orçamento anual da Nasa, de US$ 13 bilhões.
Devido à limitação de gastos e a seguidos atrasos em seu cronograma, a estrutura sofreu diversas críticas dos astronautas -um deles chegou a passar mal por não conseguir respirar o ar da estação, considerado de má qualidade.
Chegou a hora, portanto, de a estação começar a se sustentar sozinha. Segundo Tam, "no processo de verdadeiramente abrir a fronteira espacial a todos, os anunciantes ajudarão a criar um mundo melhor para todos nós".


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