UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

General da reserva deve chefiar Exército

DA REUTERS

Numa decisão incomum, o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, propôs ao presidente George W. Bush que nomeie um general há três anos na reserva para a chefia do Estado Maior do Exército.
Segundo fontes na área de defesa, Rumsfeld escolheu o general de quatro estrelas Peter Schoomaker, 57, para o cargo do general Eric Shinseki, que se aposentará.
Schoomaker foi chefe das forças de operações especiais dos EUA, e Rumsfeld é um dos maiores defensores de um papel maior para esses grupos de elite nas Forças Armadas americanas.
As forças especiais são pequenos grupos de soldados muito bem treinados e equipados. Costumam realizar operações de alto risco, que, no passado, exigiam milhares de soldados.
Tiveram importante participação na guerra do Iraque, imprimindo velocidade e surpresa à ofensiva anglo-americana. Também tiveram papel central na guerra no Afeganistão.
A decisão de Rumsfeld de chamar um general da reserva em vez de generais da ativa ocorre num momento em que as relações entre o secretário da Defesa e o Exército enfrenta problemas.
Dois outros generais da cúpula do Exército, incluindo o general Tommy Franks, que planejou a guerra no Iraque, teriam rejeitado convites para assumir o posto.
De acordo com fonte ouvida pela agência "Reuters", Rumsfeld recomendou Shoomaker para a Casa Branca ontem.
São raros os casos anteriores em que um militar da reserva volta à ativa para ocupar um cargo de liderança nas Forças Armadas. O general Douglas MacArthur foi chamado de volta da aposentadoria em 1941 para chefiar as forças aliadas no sul do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
"A situação é essencialmente sem precedente", disse Loren Thompson, analista de defesa do Instituto Lexington. "O plano de Rumsfeld prevê uma grande mudança na cultura, na reorganização das unidades básicas de combate e na revisão das estratégias do Exército", disse.
O Senado precisa confirmar a nomeação.


Texto Anterior: ONU substitui o sueco pelo nš 2 dos inspetores
Próximo Texto: América Latina: Exército do Peru liberta 71 reféns levados de acampamento na selva
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.