UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIS

Saiba mais sobre André Glucksman e Tzvetan Todorov

DO "LE MONDE"

O filósofo francês André Glucksmann nasceu em 1937. Autor de 15 ensaios, desenvolveu um trabalho filosófico e político singular em que reflete livremente sobre os perigos de nossa época. O que melhor define sua luta diversificada contra os males que nos ameaçam é sem dúvida o "11º mandamento", que ele formulou em 1991 no livro que ostenta esse título (lançado no Brasil pelo Instituto Piaget): "Que nada do que é inumano lhe permaneça estranho!".
O pensador Tzvetan Todorov nasceu em 1939 na Bulgária e trabalha na França desde 1963. Depois de publicar várias obras importantes de linguística e crítica literária, Todorov, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês, orientou seu trabalho na direção da história e dos valores. Ao longo de 15 livros, entre os quais "Memória do Mal, Tentação do Bem" (2000, editora Arx), desenvolveu uma reflexão sobre a alteridade e a diversidade cultural que abre a perspectiva de uma nova ética.


Texto Anterior: Glucksmann e Todorov divergem sobre guerra
Próximo Texto: Iraque ocupado: Atentado mata 3 no norte do Iraque; França admite reconhecer conselho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.