São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton e FHC falam de envio de tropas

da Sucursal de Brasília

O presidente dos EUA, Bill Clinton, telefonou ontem à tarde para o presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir a situação de Timor Leste.
FHC e Clinton concordaram com a idéia do envio de uma força de paz da ONU para a região, segundo o porta-voz da Presidência, Georges Lamazière.
O porta-voz disse que FHC afirmou a Clinton que o Brasil está disposto a enviar tropas para a força. "O presidente Clinton manifestou satisfação pela eventual participação do Brasil nessa força. Os EUA se dispõem a participar desse esforço com o envio de material, não tropas."
Lamazière afirmou que o tamanho da eventual participação na força de paz não está decidido. "Será examinado na ocasião."
"No caso do Brasil, a autorização do Congresso é necessária", completou.
O embaixador da Indonésia no Brasil, Sutadi Djajakusuma, agradeceu a preocupação brasileira em já começar a preparar tropas para agir em uma possível ação militar da ONU em Timor Leste. Apesar disso, alertou que, por enquanto, a responsabilidade pela ordem no território asiático é apenas da Indonésia.


Texto Anterior: "Quando se porá fim ao cinismo?"
Próximo Texto: FMI cancela remessa de US$ 460 milhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.