São Paulo, Quinta-feira, 11 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
Candidato socialista tem 43%, contra 36% do adversário conservador
Oposição lidera pesquisa no Uruguai


das agências internacionais

O candidato da coalizão de oposição Frente Ampla-Encontro Nacional, o socialista Tabaré Vázquez, aparece na frente na primeira pesquisa eleitoral no Uruguai sobre o segundo turno da eleição para presidente, que acontece no dia 28 próximo.
Vázquez tem 43% das intenções de voto, contra 36% de Jorge Batlle, do Partido Colorado, na consulta feita pelo instituto Interconsult e divulgada ontem.
A pesquisa, concluída no último domingo, indicou também que 5% dos eleitores pretendem votar em branco e que 16% deles ainda estão indecisos.
A pesquisa não apurou a reação dos eleitores ao apoio, anunciado anteontem, do Partido Nacional (ou "blanco", também conservador) ao candidato colorado, Jorge Batlle, porque foi concluída antes do anúncio.
No primeiro turno, realizado em 31 de outubro, Vázquez teve 38,5% dos votos e Batlle 31,3%. Em terceiro ficou o ex-presidente Luiz Alberto Lacalle, do Partido Nacional, com 21,2%.
Lacalle, que apóia Batlle no segundo turno, anunciou ontem que vai liderar pessoalmente uma "intensa campanha" em favor do candidato colorado. Questionado sobre a possibilidade de os eleitores não transferirem os votos que deram a ele para Batlle, disse que não gosta de fazer "exercícios de futurologia".
Colorados e blancos, juntos no atual governo do presidente colorado Julio Maria Sanguinetti, dominam a política no país desde a fundação dos dois partidos, em 1836, à exceção do período do regime militar (1973-85).
A vitória de Vázquez no primeiro turno foi a primeira de um grupo político não ligado a blancos ou colorados na história do país.
Vázquez e Batlle lançaram suas campanhas ao segundo turno ontem. Elas haviam sido suspensas na semana passada em luto pela morte de 19 militantes colorados num acidente rodoviário.


Texto Anterior: Cortando gastos: Crise atinge embaixadas argentinas
Próximo Texto: Justiça: Juiz dos EUA condena jovem de 17 anos a 111 anos de prisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.