São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Justiça pede detenção de Isabelita Perón

DE BUENOS AIRES

A Justiça da Província argentina de Córdoba ordenou a detenção da ex-presidente Maria Estela Martínez de Perón, 75, a Isabelita, que governou o país entre 1974 e 1976 -exatamente antes da última ditadura militar.
A viúva do general Juan Domingo Perón, que vive na Espanha desde 1981, está sendo processada por suposta cumplicidade com o terrorismo de Estado. Na mesma ação também foram indiciados ex-ministros de seu governo.
Segundo o processo, decretos assinados por Isabelita e seu gabinete permitiram atos violentos das Forças Armadas ao autorizarem as operações militares "necessárias para aniquilar a ação dos subversivos em todo o país".
A ordem só será cumprida se ela não se apresentar, como já fez o ex-ministro da Economia Antonio Cafiero. Isabelita foi a primeira mulher a presidir um país latino-americano.


Texto Anterior: Caso Amia: Irã se recusa a seguir ordem de prisão argentina
Próximo Texto: Itamaraty não vê ameaças a comércio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.