São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM FIM

Soldados britânicos sairão do Iraque até junho de 2009

DA REUTERS

Diante da queda da violência no Iraque, o Reino Unido começará em março a retirar os seus 4.100 soldados que integram a coalizão internacional no país árabe, segundo relatos publicados ontem na imprensa britânica e confirmados por autoridades.
Parte do contingente seria transferida para o Afeganistão, considerado agora o centro nevrálgico da chamada guerra ao terror.
A retirada deverá ser completada em junho, seis anos depois de Londres ter sido o maior aliado da Casa Branca na ofensiva que derrubou o regime de Saddam Hussein. O Reino Unido chegou a ter 46 mil soldados no início da ocupação do Iraque.
O atual contingente britânico está concentrado em Basra, sul do Iraque. A pedido do governo iraquiano, cerca de 300 soldados ficarão na cidade por tempo indefinido para instruir forças de segurança locais.
Londres confirmou os planos de saída, revelados pelo jornal "Guardian", mas, sem mencionar data precisa, disse que ela ocorrerá "a partir do início de 2009".
O anúncio surge semanas depois de os EUA terem acordado com Bagdá um cronograma que prevê a retirada progressiva dos cerca de 140 mil militares americanos até o final de 2011.


Texto Anterior: Físico pró-fontes renováveis deve chefiar Energia
Próximo Texto: Palestinos: Nobel da Paz cobra de Obama dedicação ao Oriente Médio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.