São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Disputa entre os dois países dura quase 180 anos

DE SÃO PAULO

A disputa entre a Argentina e o Reino Unido sobre as ilhas Malvinas (ou Falkland, para os britânicos) remete ao ano de 1833, quando Londres ocupou o arquipélago localizado no oceano Atlântico e reivindicou o controle do local.
O episódio deu origem a um contencioso que chegaria ao auge um século e meio depois. Em 1982, Reino Unido e Argentina travaram guerra de cerca de três meses, após invasão de Buenos Aires, que causou 900 mortes -dois terços dela de argentinos.
No início do ano passado, a disputa voltou a gerar atritos após Londres anunciar a prospecção de petróleo no entorno das ilhas, localizadas a cerca de 500 km da Argentina.
A presidente argentina, Cristina Kirchner, reagiu promovendo uma legislação que obriga embarcações que trafeguem pelo mar argentino ou em seus portos em direção às ilhas a pedirem autorização.
Avistada no século 16 por um navegador britânico, as ilhas Malvinas estiveram sob o controle da França e da Espanha antes de motivarem a disputa de Reino Unido e Argentina.
Atualmente, cerca de 2.500 civis vivem nas ilhas, a maioria de origem britânica -além de 1.500 militares do Reino Unido.


Texto Anterior: Em apoio à Argentina, Brasil barra embarcação britânica
Próximo Texto: Dilma programa visita a Chávez e fala em cooperação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.