UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Imprensa da França festeja veto de Chirac

DA REDAÇÃO

A imprensa francesa festejou a decisão do presidente Jacques Chirac de anunciar sua disposição de vetar na ONU uma resolução que autorize uma ofensiva contra o Iraque.
O diário "Le Monde" afirma que Chirac expressou o sentimento de grande parte da opinião pública ao proclamar o "não" do governo. "Saddam Hussein é um ditador, o Iraque é um país perigoso, mas o desarmamento deve se dar por meios pacíficos", escreveu o jornal.
O "Le Parisien" afirmou que Chirac se manteve "firme na sua oposição a um conflito, que não é inevitável".
O "Libération", de esquerda, estampou a manchete "Chirac: Não", seguida um texto elogioso ao presidente, que é de centro-direita. "Chirac, em um discurso pedagógico, defendeu a visão de um mundo multipolar", disse.
Para o diário "Le Figaro", mais conservador, a intervenção do presidente, em discurso na TV, era necessária para explicar os motivos de a França tomar a decisão de vetar a resolução apresentada por EUA, Reino Unido e Espanha.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comentário: Choque França-EUA é antigo
Próximo Texto: Turquia troca premiê e pode apoiar guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.