São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA tiram país de lista negra dos direitos humanos

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos tiraram a China de sua lista negra de países que mais violam os direitos humanos neste ano. O relatório de 2007 do Departamento de Estado dos EUA incluiu Síria, Uzbequistão e Sudão, mas não explicou a saída da China.
Por outro lado, o documento- tido como termômetro da política externa americana- denuncia novos casos de tortura, trabalho escravo e censura à mídia na China. "O governo endureceu restrições à liberdade de expressão, incluindo o controle da internet", diz o texto.
A China, que figurava na lista de 2006 entre os "violadores sistemáticos dos direitos humanos", agora passou ao grupo de "países autoritários em [processo de] reforma econômica, que não fizeram reformas políticas". Na primeira categoria estão neste ano também Coréia do Norte, Mianmar, Irã, Zimbábue, Cuba, Belarus e Eritréia. Na segunda, Venezuela, Nigéria, Tailândia, Quênia e Egito.


Com agências internacionais.


Texto Anterior: Governo anuncia criação de cinco novos superministérios
Próximo Texto: Bachelet universaliza Previdência do Chile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.