São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

EUROPA

Presidente mandou investigar rival, diz "Le Monde"

Jornal liga Chirac a escândalo político

DA REDAÇÃO

O ministro da Justiça da França ordenou ontem a abertura de um inquérito para apurar o vazamento de informações que implicam o presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Dominique de Villepain em um escândalo que ameaça derrubar o governo.
As informações se referem a uma investigação secreta feita há alguns anos e que teria como objetivo destruir a imagem de um rival político de Chirac e Villepin, o atual ministro do Interior Nicolas Sarkozy e candidato à presidente em 2007. O "Le Monde" divulgou ontem anotações de um dos responsáveis pela inteligência, o general Philippe Rondot, que reforçam suspeitas sobre Chirac e Villepin.
Em 2004, um juiz recebeu uma denúncia anônima que dizia que Sarkozy e outros políticos mantinham contas secretas em Luxemburgo. As contas seriam abastecidas como recursos de propina ligada à venda de fragatas para Taiwan em 1991. Depois, comprovou-se que a denúncia era falsa.
Nas notas, o general fala de "instruções dadas por Chirac e Villepin para investigar políticos, incluindo Sarkozy. Fala ainda sobre como Villepin insistia que Sarkozy fosse implicado. "D e V (Dominique de Villepin) acredita que, apesar das verificações negativas "há alguma coisa, porque todo mundo fala'", escreveu o agente. Em outra anotação, Rondot reproduz uma frase que diz ter sido dita a ele por Villepin: "Se eu e o presidente aparecermos (neste assunto) estamos perdidos".
Villepin se diz vítima de uma campanha de calúnias e o gabinete de Chirac negou as acusações. No início da semana, o jornal "Le Canard Enchaine" já havia envolvido o presidente em outro suposto escândalo. Disse que Chirac abriu em 1992 uma conta secreta no Japão com o equivalente a US$ 58,3 milhões. A informação também foi negada pelo governo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nos territórios, jovens buscam prisões de Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.