São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2001

Texto Anterior | Índice

FILIPINAS

Guerrilha Abu Sayyaf declara ter decapitado um de seus três reféns americanos
Os rebeldes do grupo separatista islâmico Abu Sayyaf anunciaram ontem que decapitaram um dos três americanos que mantêm como reféns desde o fim de maio e ameaçaram fazer o mesmo com os demais.
O governo filipino afirmou, porém, que era necessário aguardar a confirmação do assassinato, pois o grupo já fez vários anúncios falsos para pressionar o Exército a suspender os ataques às posições rebeldes.
Segundo Abu Sabaya (porta-voz dos guerrilheiros) declarou a uma rádio local, o californiano Guillermo Sobero, 40, foi morto porque a presidente Gloria Arroyo se recusou a suspender a ofensiva militar contra os rebeldes. "Busquem sua cabeça em Tuburan [na ilha de Basilan], no sul do arquipélago", disse.
O Abu Sayyaf luta pela criação de um Estado islâmico independente em Mindanao, ilha ao sul das Filipinas. Os americanos e 17 filipinos foram sequestrados em 27 de maio, num hotel de luxo da ilha turística de Palawan, no sul do país.


Texto Anterior: Oriente Médio: Plano dos EUA é rechaçado por palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.