São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA PARA CASA
Organização calcula que 500 mil passam fome nas montanhas
ONU começa atendimento aos refugiados internos

das agências internacionais


O ONU iniciará a operação de ajuda aos refugiados que estão dentro de Kosovo entre amanhã e segunda.
O Alto Comissariado para Refugiados da ONU (Acnur) calcula entre 500 mil e 600 mil o número de refugiados internos, abrigados nas montanhas da Província. Eles serão os primeiros a receber ajuda.
O Acnur e outras organizações humanitárias estão preparando um comboio de 40 veículos, que entrará em Kosovo provavelmente amanhã de manhã, assim que forem retiradas as minas terrestres colocadas no caminho que leva até a capital da Província, Pristina.
Os 32 caminhões que integrarão o comboio estão sendo carregados com alimentos, garrafas d'água, cobertores e barracas.
O Acnur coordenará as ações de escritórios no aeroporto de Slatina. Dois outros comboios farão diariamente o caminho entre Skopje, na Macedônia, e Kosovo.
O Acnur está distribuindo panfletos e usando o rádio para avisar os kosovares refugiados nos países vizinhos para que não voltem à Província antes que as forças de segurança retirem as minas e se certifiquem de que é possível regressar em segurança.
A organização calcula que até 500 mil pessoas poderiam regressar a Kosovo nos três primeiros meses da operação de retorno. A volta deve começar em julho.
Os refugiados acolhidos pela Alemanha devem voltar somente em meados do ano 2000, segundo o secretário de Estado da Defesa alemão, Walter Kolbow.
Em primeiro lugar voltarão a seus lares os refugiados internos, depois os que estão na Macedônia (244,5 mil) e na Albânia (444,2 mil), e por último, os que foram recebidos pela Alemanha (14 mil).
A União Européia liberou 50 milhões de euros (R$ 90,5 milhões) para a volta dos refugiados.



Texto Anterior: Sérvios temem vingança de albaneses após retirada
Próximo Texto: Crise argentina: Menem estuda intervir em Província "falida"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.