São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIMOR LESTE

Relatório sobre mortes em 99 responsabiliza a Indonésia

DO "FINANCIAL TIMES"

Relatório a ser divulgado na próxima semana por uma comissão conjunta de timorenses e indonésios confere a governo, polícia e militares da Indonésia "responsabilidade institucional por graves violações de direitos humanos" cometidas em Timor.
Os crimes, ocorridos após o país ter decidido nas urnas pela independência de Jacarta, em 1999, tiveram um saldo estimado de 1.500 mortos. O relatório cobra do presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, um pedido de desculpas por assassinatos, estupros e torturas sistemáticos de civis.
Os militares indonésios são acusados de terem apoiado milícias com armamentos e permitido a utilização de seus quartéis para detenções ilegais, "onde maus tratos tiveram lugar, incluindo torturas e violência sexual".
A polícia é criticada por ter sido envolvida na violência e ter falhado em sua prevenção. O governo civil, por ter cedido aos militares. O relatório também imputa culpa, em menor medida, a grupos timorenses pró-independência. "É positivo que a comissão não tenha recomendado anistia para aqueles envolvidos nos crimes, mas deveria ter ido mais longe", disse ontem Usman Hamid, diretor do grupo de direitos humanos Kontras.


Texto Anterior: Paraguai: Disputa por Itaipu provoca baixa em equipe de Lugo
Próximo Texto: Zimbábue: Rússia e China vetam sanções da ONU ao país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.