São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade natal de Stálin vira ponto-chave em conflito graças à posição estratégica

DA REDAÇÃO

A 30 km da divisa sul-ossetiana e a 76 km da capital georgiana, a cidade natal de Josef Stálin (1879-1953) virou ponto vital no atual conflito no Cáucaso. Plantada na única rodovia a ligar o leste da Geórgia ao oeste, na costa do mar Negro, Gori tem posição estratégica: tomá-la permitiria a Moscou cortar comunicações do adversário entre sua capital, Tbilisi, e sua única saída marítima.
Cidade mais próxima da região em disputa, a Ossétia do Sul, Gori teve seus alvos militares bombardeados no início do conflito. Depois veio uma enxurrada de versões díspares sobre seu controle: os georgianos dizem que os russos enviaram tanques para tomá-la, os russos negam. Dois repórteres da Reuters dizem não haver sinal de presença militar russa na cidade de 70 mil habitantes.
Fundada no século 7º, conserva não apenas frutas e vegetais em sua indústria de enlatados, mas também a história de seu mais notório natural, nascido lá em dezembro de 1879. Ao contrário do que aconteceu em cidades russas, onde enferrujam em parques-cemitérios de figuras renegadas, uma estátua do ditador se impõe na avenida Stálin, em frente à prefeitura.
Gori tem ainda o Museu Stálin, que mostra a vida do filho pobre de uma lavadeira que queria vê-lo tornar-se padre. Ali há poemas de amor pela Geórgia escritos aos 15 anos, mas gulags e processos sumários não são mencionados.
Em 1921, ainda na era Lênin, Stálin ordenou que o Exército Vermelho invadisse a Geórgia -que, antes parte do Império Russo, declarara independência em 1918. Na época, a população da Ossétia do Sul, russófila, apoiou os bolcheviques. Stálin reprimiu o nacionalismo e coletivizou a agricultura georgiana, mas trouxe indústrias e urbanização à região.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Ação russa visa frear Saakashvili
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.