São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁUSTRIA

Ele liderará partido em eleições

Haider volta a liderar a extrema direita

DA REDAÇÃO

Jörg Haider, político de extrema direita da Áustria, foi reconduzido ontem à presidência do Partido da Liberdade. Ele irá liderar o partido nas eleições parlamentares que foram convocadas pelo chanceler (premiê) austríaco, Wolfgang Schüssel, para 24 de novembro.
O chanceler, do Partido Popular (centro-direita), decidiu convocar as eleições após o Partido da Liberdade deixar a coalizão de governo.
A saída do Partido da Liberdade se deveu a conflitos internos entre Haider e a então presidente do partido, que exercia o cargo de vice-chanceler (vice-premiê), Susanne Riess-Passer.
Atualmente Haider é governador da Província da Caríntia. Ele dirigiu o Partido da Liberdade por 15 anos até deixar o posto há dois anos e meio. Sua saída se deveu a um acerto com o Partido Popular para que o Partido da Liberdade fizesse parte da coalizão governamental. Naquele ano, o partido de Haider havia recebido 27% dos votos e a figura dele amedrontava outros países europeus. Hoje tem 17% da preferência.
Haider já deu declarações anti-semitas, chegando a elogiar o líder nazista Adolph Hitler. Também em várias oportunidades fez afirmações xenófobas. Além disso, foi visitar o ditador iraquiano, Saddam Hussein.
Apesar de liderar o partido, Haider não deverá disputar o cargo de chanceler. Ele teme, segundo analistas, um mau resultado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Em derrota política de Arafat, gabinete renuncia
Próximo Texto: Argentina: Menem se livra de processo por contrabando ilegal de armas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.