São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2001

Texto Anterior | Índice

JUSTIÇA

Comissão apura violência dos anos 80 no Peru
A Comissão da Verdade e Reconciliação começa amanhã, em duas regiões andinas do Peru, a fazer contatos com populações atingidas pela violência durante o período de 1980 a 2000, com o objetivo de fazer justiça "sem mentiras ou silêncio culposos".
Um grupo viajará para Ayacucho, no sul andino, e outro irá à região central, nos Departamentos de Junín e Pasco, áreas que sofreram com ações do Sendero Luminoso, do Movimento Revolucionário Tupac Amaru e da repressão das forças de segurança.
Nesse período, houve violação de direitos humanos em 2.012 comunidades, segundo relatório do Programa de Apoio ao Repovoamento de pessoas que voltaram às suas comunidades após fugir por causa do terror. Há ainda 4.022 casos confirmados de desaparecidos e 1.800 casos denunciados ao Ministério Público.



Texto Anterior: Bulgária: Eleição para presidente irá ao 2º turno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.