São Paulo, Domingo, 12 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE UMA ERA
País terá novas eleições em 60 dias
Presidente croata morre de câncer

France Presse - 29.out.99
O presidente Tudjman, durante visita a Roma, em outubro


das agências internacionais

O presidente Franjo Tudjman, arquiteto da independência da Croácia, morreu anteontem à noite aos 77 anos em um hospital de Zagreb, após longa batalha contra o câncer.
Seu corpo foi levado ao palácio presidencial, acompanhado por milhares de pessoas nas ruas da capital croata. O funeral será amanhã.
Ex-general comunista, Tudjman liderou os croatas na obtenção da independência da Iugoslávia, em 1991, quando assumiu a Presidência. Seu segundo mandato como presidente terminaria em junho de 2002.
O Parlamento havia declarado Tudjman incapaz de governar no final de novembro e nomeado o presidente da casa, Vlatko Pavletic, como presidente interino. Novas eleições presidenciais terão de ser realizadas nos próximos 60 dias. O chanceler Mate Granic é visto como favorito para ganhar as eleições na Croácia, um país com quase 5 milhões de habitantes (85% católicos).


Texto Anterior: Guerra: Governo russo adia ultimato a Grozni
Próximo Texto: Espionagem: CIA autoriza ex-espião a lançar livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.