São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Fujimori pega 6 anos por abuso de autoridade

DA ASSOCIATED PRESS

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori (1990-2000), foi condenado ontem em primeira instância pela Corte Suprema do país a seis anos de prisão por abuso de autoridade. Foi sua primeira condenação criminal.
Fujimori, 69, foi considerado culpado por haver ordenado uma busca ilegal durante a crise que derrubou seu governo sete anos atrás. Na ocasião, ele teria pedido a um militar que fingisse ser um promotor e vasculhasse a casa da mulher de Vladimiro Montesinos, então seu chefe de espionagem. O ex-mandatário também terá de pagar multa de US$ 135 mil.
Após ouvir a sentença, Fujimori consultou seu advogado e anunciou que apelaria "parcialmente" contra a sentença, mas não deu detalhes.
Fujimori ainda enfrenta outros processos por abusos dos direitos humanos e corrupção. Ele nega ter ordenado mortes de detidos e seqüestros.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ataque: Atirador fere seis estudantes nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.