São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

Embaixada dos EUA devolve dados cobrados por Correa

DA REDAÇÃO

A embaixada americana em Quito devolveu ao governo Rafael Correa informações que estavam em computadores antes usados pela polícia equatoriana. As máquinas, doadas pelos americanos, haviam sido tomadas de volta após a Casa Branca congelar parte da ajuda antidrogas destinada ao país.
A devolução, anunciada pelo governo, seguiu-se a dias de cobranças do presidente Correa, que expulsou no fim de semana o diplomata americano Armando Astorga, acusando-o de "insolência" e de tratar o país como "colônia". Ele anunciou a destituição dos policiais que entregaram os equipamentos. O Departamento de Estado não comentou.
Astorga enviou em 8 de janeiro (ainda no governo Bush) carta ao diretor do Departamento de Polícia do Equador na qual anunciava a suspensão da ajuda de US$ 340 mil porque o governo havia negado à Casa Branca direito de veto na indicação para cargos de segurança.
"Fique com seu dinheiro sujo", disse Correa. Astorga, segundo a embaixada, já havia deixado o país.
A rusga da Casa Branca com o presidente de esquerda que menos tem polemizado com Washington abre questão sobre as contrapartidas que o governo de Barack Obama exigirá para repassar ajuda antidrogas -que sob Bush norteou relações com países andinos.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Farc são acusadas de matar 27 índios em uma semana
Próximo Texto: Cuba e Chile: Bachelet diz que Fidel está "ágil e ativo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.