São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2001

Texto Anterior | Índice

BÁLCÃS

Guerrilheiros albaneses, forças sérvias e Otan assinam acordos para paz em Kosovo
Otan (aliança militar ocidental), guerrilheiros de etnia albanesa e autoridades sérvias assinaram ontem acordos para tentar conter os choques no vale Presevo, na fronteira da Sérvia com a Província de Kosovo, na Iugoslávia.
Os rebeldes firmaram um acordo com Belgrado (capital iugoslava), mas disseram que o entendimento só será válido dentro de uma semana. Também declararam que não poderiam garantir a segurança das forças sérvias que deverão entrar na volátil fronteira com Kosovo.
As autoridades de Belgrado acertaram com a Otan o deslocamento de tropas sérvias e unidades policiais para a zona. Alguns soldados afirmaram, contudo, que não receberam autorização para levar o equipamento necessário para se defenderem.
Os guerrilheiros separatistas e as forças iugoslavas entraram em choque várias vezes na área. Mais de 30 pessoas morreram nos combates no local, que ameaçam produzir uma nova guerra.


Texto Anterior: Ásia: Premiê japonês nega intenção de renunciar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.