São Paulo, domingo, 13 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TRAGÉDIA NO JAPÃO

Só sistema de alerta rápido salva vidas durante tsunamis

Diretora de centro de pesquisas em desastres, Debarati Guha-Sapir lembra que Japão enfrenta sismos diários

Pesquisadora belga avalia que apenas a tecnologia pode salvar a população japonesa dos próximos tremores

DE SÃO PAULO

O terremoto do Japão foi o pior da sua história -até que o próximo aconteça.
Para a belga Debarati Guha-Sapir, o país deve estar preparado para mais terremotos no futuro, talvez seguidos por tsunamis.
"Todos os dias há tremores no Japão, mas muitos deles nem sequer são sentidos", explica a diretora do Cred (Centro de Pesquisas sobre Epidemiologia de Desastres).
Os sismos não têm relação com aquecimento global. E só a tecnologia -tanto na construção civil quanto nos sistemas de alerta- poderá salvar os japoneses.
(SABINE RIGHETTI)

 

Folha - Por que o Japão é tão vulnerável a terremotos?
Debarati Guha-Sapir - O Japão está localizado em uma região sísmica de alta zona de atividade, o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico". Essa região fica na bacia do Pacífico e, além do Japão, também inclui Filipinas, Indonésia e países menores. Estimo que essa região tenha talvez 80% de todos os vulcões e terremotos no mundo.
Todos os dias acontecem centenas ou até milhares de pequenos tremores no Japão. Mas a maioria deles é muito pequena e nem sequer é sentida. Se for sentida, será uma espécie de tremor como quando se percebe um metrô passando sob seu prédio.
Antes deste, o último grande terremoto japonês havia sido em 1995, em Kobe, com mais de 5.000 mortes.

Terremotos no Japão estão ligados a aquecimento global?
Alguns geólogos associam os movimentos das geleiras, devido ao aquecimento global, a terremotos. Mas eu tendo a discordar. Não há nenhuma prova conclusiva para relacionar mudanças climáticas a terremotos.

Há rumores de que um grande terremoto poderia partir o Japão ao meio no futuro...
Desconheço que os cientistas estejam esperando isso. E não dá para prever. O tamanho e a destruição dos próximos terremotos vão depender de como ele vai acontecer. Se ocorrer em cidades ou em regiões com densa população urbana, certamente a destruição será bem maior.

O Japão tem sistema de alerta para terremotos que parece eficiente. Mas como alertar a população para tsunamis?
O Japão tem um programa forte de prevenção de mortes e acidentes em caso de desastres naturais -um dos mais eficientes do mundo. Os prédios costumam ter construções resistentes a tsunamis, e as pessoas que vivem na costa são treinadas para irem a pontos altos pois sabem que terremotos podem ser seguidos de tsunamis.
Os sistemas de prevenção de terremotos costumam funcionar com tsunamis. E as pessoas vivem o tempo todo sabendo que pode haver um tremor, então estão psicologicamente preparadas.

Então as construções estão preparadas para tsunamis?
Sim. As pessoas morrem em tsunamis por afogamento ou porque são esmagadas por escombros. Sinal de alerta eficiente e acesso rápido a lugares altos são determinantes para salvar vidas.


Texto Anterior: Como base e hospital, porta-aviões americano auxilia resgate
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.