São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Regime do xá reprimiu seus opositores

DA REDAÇÃO

A monarquia iraniana mantida pelo xá Mohammed Reza Pahlavi foi um regime patrocinado pelos EUA e o Reino Unido para conter os setores nacionalistas e islâmicos que ameaçavam seus interesses no país, de extensa reserva petrolífera.
Alçado ao trono em 1941 em manobra britânico-soviética temerosa da crescente influência nazista na Segunda Guerra, Pahlavi só consolidaria 12 anos mais tarde a secular e sanguinária ditadura pró-Ocidente e Israel que liderou.
Em 1953, beneficiou-se do golpe arquitetado pelos governos americano e britânico que depôs o premiê Mohammed Mossadegh para transformar a monarquia constitucional do pós-guerra em uma dura autocracia.
Nos 26 anos em que de fato liderou o país persa, o xá aliou uma política de industrialização à moda ocidental ao recrudescimento da repressão a opositores e a setores nacionalistas e da influente elite islâmica.
Nos anos 70, a deterioração do cenário econômico deu as condições para o crescimento da revolta de amplos setores sociais do país, que se agrupariam sob o aiatolá Ruhollah Khomeini, líder do movimento pela derrubada do xá.
Acuado, Pahlavi caiu em janeiro de 1979. Em 15 dias, o aiatolá anunciaria a revolução e, em junho, proclamaria a República Islâmica do Irã.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Rússia e França manifestam apoio a Lula em Teerã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.