São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

ONU pede combate "às causas" do êxodo

Farc e paramilitares provocam a fuga de 800 pessoas na Colômbia

DA REDAÇÃO

A ameaça de ataques das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e combates entre grupos paramilitares provocaram o êxodo de ao menos 800 moradores em dois Departamentos -Antioquia e Casanare (centro-norte do país). A informação é dos governos locais.
Incursões das Farc, guerrilha terrorista de esquerda, no último fim de semana teriam matado nove pessoas -das quais sete camponeses- em Antioquia. Cerca de 500 pessoas fugiram.
Já em Casanare, mais de 300 pessoas abandonaram suas casas após combates entre facções terroristas paramilitares que disputam o controle territorial, onde há plantios de coca. Relatos colhidos pelo Exército indicam que 15 pessoas morreram nos confrontos, iniciados há duas semanas.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados pediu ao governo que combatesse "as causas que provocam o êxodo das pessoas" e exortou os grupos terroristas a respeitar a população civil.
O deslocamento forçado é um dos maiores problemas do conflito colombiano, que já dura 40 anos. De 1 milhão a 3 milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas no país nos últimos 12 anos. A Colômbia tem o maior número de refugiados da América.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Estranhos no paraíso: EUA libertam 22 dos 28 brasileiros detidos sem documentos no Texas
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: Adiado de novo início da defesa de Milosevic
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.