São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HONDURAS

Micheletti diz que teve visto suspenso por governo dos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, disse ontem que o governo dos EUA cancelou os vistos diplomáticos e de turismo dele, de seu chanceler, Carlos López, e de 14 membros da Corte Suprema de Justiça do país.
A medida, não confirmada pelo Departamento de Estado americano, teria o intuito de aumentar a pressão sobre as autoridades golpistas para que restituam ao poder o presidente Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 28 de julho.
Depois da queda de Zelaya, os americanos já haviam anunciado o cancelamento dos vistos diplomáticos de quatro autoridades do regime interino e, em agosto, prometeram suspender a emissão de vistos de turismo e negócios para todos os cidadãos hondurenhos.
Caso se confirme, o novo cancelamento de vistos de dirigentes golpistas atende a pedidos da comunidade internacional e do próprio Zelaya, que vêm pressionando Washington para que adote medidas mais duras contra o regime interino de Honduras, uma vez que o país depende das relações econômicas com os EUA.
Apesar de condenar publicamente o golpe, o governo americano retardou o corte da ajuda econômica ao país e anunciou a suspensão do envio de cerca de US$ 30 milhões apenas este mês.
Mesmo assim, não reconheceu oficialmente que houve um "golpe militar", o que exigiria também o corte da ajuda humanitária.
A uma rádio hondurenha Micheletti disse ontem que "não vai dar um passo atrás" em relação a Zelaya, apesar de respeitar a decisão da diplomacia americana.
"Me incomodou que a carta [que avisava do cancelamento] estava dirigida ao presidente do Congresso [cargo que ocupava antes do golpe], nem sequer citava senhor presidente ou o que seja", disse Micheletti.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel: Shimon Peres desmaia durante evento
Próximo Texto: Cuba: Morre líder da Revolução Juan Almeida, aos 82
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.