São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fed cogitou fazer terceira rodada de compra de títulos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Divulgada ontem, a minuta da última reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), nos dias 20 e 21 de setembro, mostra que pelo menos dois participantes do encontro defenderam a realização de uma terceira rodada de compra de títulos.
A medida consiste na compra, pelo banco central americano, de títulos de dívida privada ou da dívida pública do país. A intenção dela é injetar dinheiro nos bancos e, assim, reduzir as taxas de juros, para baratear a concessão de crédito e estimular o crescimento econômico.
A segunda rodada desse programa de "quantitative easing" ("relaxamento monetário", em tradução livre) QE2, foi iniciada pelo Fed em novembro do ano passado e concluída em junho.
No fim, os participantes da reunião do banco central americano no mês passado optaram por não fazer -ao menos por enquanto- novo "relaxamento monetário".
Em vez disso, eles decidiram comprar US$ 400 bilhões em títulos da dívida pública de longo prazo, para enxugar a oferta e elevar seus preços -o que deverá resultar na redução dessas taxas de juros com prazos maiores.

INCERTEZA
A divisão no Fed, porém, mostra a incerteza dos formuladores de política econômica sobre as causas do baixo crescimento e do alto desemprego nos Estados Unidos.
O percentual de desempregados no país vem se mantendo em torno de 9% (cerca de 14 milhões de pessoas) desde o início deste ano.


Texto Anterior: Congresso dos EUA aprova três acordos de livre-comércio
Próximo Texto: Réu se diz culpado por tentativa de atentado nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.