São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Saiba mais sobre a crise

do "The Independent"

Pergunta - A intervenção da Otan seria legal?
Resposta
- A Otan afirma que pode intervir quando quiser. Mas alguns dos 16 membros podem não gostar se não houver uma autorização explícita do Conselho de Segurança da ONU. Outros dizem que a resolução 1.199 da ONU dá à Otan a autorização de que ela precisa. No final das contas, isso passa pela opinião pública e pela vontade dos EUA -membro mais poderoso da Otan.
Pergunta - A força militar está pronta? Onde?
Resposta
- Todos os 16 países estão terminando o trabalho de identificar e indicar quais recursos oferecerão. São caças, em sua maioria, mas também há navios no Mediterrâneo. Não há necessidade de transportar muitas armas porque boa parte delas já está próxima, em bases da Otan na Itália.
Pergunta - O que o Ocidente pode fazer?
Resposta -
A opção mais provável é uma operação aérea contra radares e bases aéreas na Sérvia e em Montenegro. As maiores bases ficam em Batajnica, perto de Belgrado, e em Nis, no sul da Sérvia. A Otan não deve lutar contra os sérvios em combates terrestres.
Pergunta - O ataque vai impedir derramamento de sangue?
Resposta -
Não. Pode até piorar a situação. O poder sérvio em Kosovo é mantido pelo Exército, por uma força policial armada e por "voluntários" paramilitares. A força aérea não faz parte dessa conta. Os ataquem podem, no entanto, desmoralizar e intimidar os sérvios e acelerar concessões políticas nas negociações.
Pergunta - Os sérvios poderiam revidar?
Resposta -
Na guerra da Bósnia, os sérvios fizeram alguns membros da ONU como reféns para acabar com a intervenção, mas na Sérvia e em Kosovo não há tropas de paz ocidentais. Os sérvios ameaçam retaliar militarmente, mas são ameaças vazias. Mas eles estão bem posicionados para atacar as tropas de paz que estão na Bósnia.
Pergunta - Quais são os argumentos contra a intervenção?
Resposta -
Ao contrário da Bósnia, um Estado independente, Kosovo é parte da Sérvia. Intervir seria se envolver com um Estado soberano. Isso criaria problemas para países que enfrentam grupos separatistas, como a Espanha.
Pergunta - O Ocidente deveria ajudar Kosovo a obter a independência?
Resposta -
Os habitantes de Kosovo querem a independência da Sérvia, mas eles também querem fazer parte de uma Grande Albânia. Existe risco de que a intervenção em Kosovo possa causar ainda mais instabilidade nos Bálcãs.
Pergunta - Então não deve haver intervenção?
Resposta -
Novas matanças de mulheres e crianças podem exercer uma pressão tremenda sobre o Ocidente para que algo seja feito. Senão, vai parecer que o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, não sofre punição pelos assassinatos. A melhor opção seria desarmar a Sérvia sem criar um Estado independente em Kosovo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.