São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

EUA sabem de plano nuclear secreto do Irã, diz CNN

DA REDAÇÃO

O governo dos EUA tem provas de que o Irã está construindo duas grandes instalações nucleares, fato que, até ontem, não era conhecido pela comunidade internacional, segundo informação divulgada na noite de ontem pela rede de TV CNN. Esta recebeu a notícia de autoridades graduadas americanas -que não quiseram ter seus nomes revelados.
Fotografias feitas por satélites comerciais, em setembro, mostram uma instalação nuclear perto da cidade de Natanz e outra nos arredores de Arak, de acordo com as autoridades americanas ouvidas pela CNN. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que seus inspetores não puderam visitar esses locais.
Especialistas em energia nuclear que trabalham para o governo dos EUA afirmaram que essas instalações nucleares têm um estilo e um tamanho que indicam que o Irã pode estar tentando construir uma arma nuclear.
David Albright, especialista em armas nucleares e chefe do Instituto para Ciência e Segurança Internacional, concorda com os funcionários do governo americano, citando como provas tanto o tamanho das instalações quanto o segredo que as cercava até a CNN revelar a informação.
"Parece que o Irã está construindo instalações nucleares muito grandes. Elas poderiam fazer parte de esforços para obter o material necessário para construir armas nucleares", afirmou Albright em entrevista à CNN.
O instituto comandado por ele foi responsável pela identificação das instalações -feita com base nas fotografias dos satélites.
A fotografia que mostra a suposta instalação situada perto de Arak é particularmente preocupante, para os especialistas em armas nucleares. A outra suposta instalação nuclear iraniana poderá ser usada para produzir urânio enriquecido, de acordo com funcionários do governo dos EUA e com especialistas em armas nucleares independentes.
As autoridades iranianas afirmam publicamente que o país só possui um programa nuclear em Bushehr. Ele foi concebido, segundo o embaixador iraniano na ONU, para produzir apenas eletricidade, tendo "fins pacíficos".
"Posso afirmar categoricamente que o Irã não tem um programa de armas nucleares. Todas as nossas instalações fazem parte de nosso programa nuclear pacífico", disse Javad Zarif em entrevista à CNN.
Um porta-voz da AIEA afirmou que a agência busca ter acesso aos dois locais há algum tempo, mas ainda não obteve a autorização de Teerã. As autoridades iranianas dizem que receberão funcionários da AIEA em fevereiro de 2003. O porta-voz da agência salientou, porém, que o Irã jamais desrespeitou leis internacionais sobre armas nucleares.
Em janeiro, George W. Bush incluiu o Irã, ao lado da Coréia do Norte e do Iraque, no que chamou de "eixo do mal".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Coréia do Norte reativará usina nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.