São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Senador pode ser primeiro judeu a disputar cargo na história

Lieberman anuncia pré-candidatura à Presidência pelos democratas

DA REDAÇÃO

O senador Joseph Lieberman, 60, anunciou ontem a sua pré-candidatura pelo Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em 2004. Vice na chapa de Al Gore em 2000, Lieberman, se escolhido, será o primeiro candidato de origem judaica ao cargo de presidente por um partido grande na história dos EUA.
O anúncio de Lieberman foi feito em Connecticut, Estado que ele representa no Senado americano. Em suas declarações, o senador fez duras críticas ao governo do presidente George W. Bush.
"O sonho americano está correndo risco devido à ameaça dos odiosos terroristas e de tiranos em outros países e também à fraca economia que torna difícil para os americanos terem uma vida melhor", afirmou.
Segundo Lieberman, "Bush prometeu um país melhor ao assumir o poder há dois anos, mas essa promessa não foi cumprida". "Agora pretendo tornar o sonho americano de novo uma realidade", acrescentou.
Além do senador de Connecticut, há outros cinco nomes disputando a indicação democrata: os senadores John Kerry, de Massachusetts, e John Edwards, da Carolina do Norte, o deputado Richard Gephardt, do Missouri, o ex-governador de Vermont Howard Dean e o ativista de direitos humanos Al Sharpton, de Nova York.
Lieberman somente anunciou a sua pré-candidatura após Al Gore, que foi vice de Bill Clinton (1993-2001), anunciar recentemente que não pretende disputar a Presidência em 2004.
O senador afirmou que o fato de ser judeu praticante não será um obstáculo para a sua candidatura, pois, segundo ele, "não houve nenhum incidente anti-semita" na disputa presidencial de 2000.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Lula e Chávez discutem atuação dos EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Apesar de acusações, partido de Sharon consegue recuperação em pesquisas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.