São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China tem novo caso de Sars, diz TV

DA REDAÇÃO

Um dos dois pacientes internados na China com suspeita de terem contraído Sars (sigla em inglês para síndrome respiratória aguda grave) teve confirmado ontem o diagnóstico da doença. Segundo a TVB, um canal de TV de Hong Kong, o governo fará um anúncio formal em breve.
É o segundo caso de Sars no país em cerca de dez dias. A paciente é uma garçonete de 20 anos de Cantão, capital da Província Guangdong. O outro paciente com diagnóstico confirmado teve alta na semana passada.
A agência de notícias Xinhua informou que o outro caso de suspeita, em Shenzhen, cidade também localizada no sul do país, não se trata da doença.
Desde julho do ano passado, quando a Organização Mundial da Saúde anunciou o fim da epidemia, a China não registrava nenhuma ocorrência da doença.
Segundo Bi Shengli, um especialista do Centro de Controle de Doenças da China, tem havido alguma confusão pelo fato de o país e a OMS adotarem diferentes definições para a doença. "A OMS e a China deveriam adotar um padrão unificado para identificar a Sars", afirmou Bi.
A China foi alvo de críticas internacionais no ano passado por ter tentado ocultar a epidemia de Sars. No entanto agora tem trabalhado em parceria com a OMS na investigação dos novos casos. O vírus da doença mortal apareceu na Província de Guangdong pela primeira vez no final de 2002. Levado por viajantes, espalhou-se por 30 países, infectando mais de 8.000 e matando quase 800.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: "Gripe do frango" mata três no Vietnã
Próximo Texto: Panorâmica - Mídia: "USA Today" diz que repórter enganou comissão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.