UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE CUBANA

Acusação é de espionagem

EUA expulsam 14 diplomatas cubanos

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O governo americano expulsou 14 diplomatas cubanos sob o argumento de que eles estariam trabalhando como espiões. Metade deles trabalha na missão cubana na ONU e a outra metade está baseada em Washington.
O Departamento de Estado dos EUA não informou os nomes dos expulsos, mas disse que não são funcionários de alto escalão. Eles têm dez dias para deixar o país.
Em entrevista dada em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Reekder, afirmou que a medida é "resposta a certas atividades inapropriadas e inaceitáveis". "Os EUA decidiram agir fortemente. Acho que vocês estão familiarizados com o longo histórico de espionagem do regime cubano contra os EUA."
A missão que representa Cuba na ONU, com 38 diplomatas, não se pronunciou, assim como a seção que cuida dos interesses do país em Washington (que abriga outros 21 diplomatas). O governo cubano não tem embaixada formal nos EUA, assim como o americano não tem em Havana.
A ONU confirmou que foi avisada da medida, mas afirmou que não pode intervir. Segundo a entidade, trata-se de uma questão entre Washington e Havana.
A expulsão dos diplomatas agrava a crise nas sempre complicadas relações entre EUA e Cuba, que passa por uma de suas piores fases de todos os tempos.
A ofensiva do regime de Fidel Castro contra seus opositores provocou protestos do governo dos EUA. Já Cuba reclama que diplomatas americanos estariam ajudando a organizar a oposição ao regime.
Essa é a primeira expulsão de diplomatas cubanos desde novembro, quando o governo americano solicitou que quatro pessoas deixassem o país. A medida, porém, já foi usada neste ano, durante a escalada para a guerra no Oriente Médio, contra representantes iraquianos na ONU.


Texto Anterior: Mídia: Publisher admite culpa por crise no "Times"
Próximo Texto: Panorâmica - México: Tribunal multa PRI em US$ 91 milhões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.