São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCONTRO DE CÚPULA

UE e Rússia precisam reduzir tensões, diz chefe do bloco

DA REDAÇÃO

O chefe de política externa da União Européia, Javier Solana, exortou a Rússia e as nações do bloco a trabalharem para melhorar suas relações tensas, segundo entrevista publicada ontem no jornal "Welt am Sonntag".
A cúpula entre o bloco e o país, que se dará na sexta, em Samara (Rússia), ocorre em um momento de grande tensão entre as duas partes, em torno de questões como energia, direitos humanos na Rússia, o veto que este país impôs à carne polonesa e a remoção de um memorial de guerra soviético da capital da Estônia, Tallinn.
Indagado sobre suas expectativas quanto ao encontro, Solana declarou ao diário alemão: "Espero que a temperatura elevada entre a Rússia e a UE esfrie um pouco. Acho isso possível".
E prosseguiu: "Ambas as partes devem fazer algo por isso -Rússia e os Estados-membros da UE devem trabalhar para reduzir as tensões. Uma relação mais estreita com a Rússia será boa para todos".
Na quarta-feira passada, a UE pediu à Rússia para suspender seu veto à carne polonesa, de modo que as negociações para uma nova parceria estratégica pudessem ter início durante o encontro de sexta-feira.
A Polônia está bloqueando as conversações devido ao veto da Rússia, que alega razões sanitárias. O veto teve início em 2005.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Sob a sombra de Ataturk
Próximo Texto: Sérvia: Ultranacionalista renuncia ao comando do Parlamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.