São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para EUA, visita é "última chance" para um acordo

DA REDAÇÃO

Os EUA afirmaram ontem que os esforços por nova rodada de sanções contra o Irã prosseguem e estão logrando "bom progresso". Mas, reservadamente, avaliam a ida do presidente Lula ao país como última chance de saída diplomática no impasse nuclear.
Segundo a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, a visita do líder brasileiro ao Irã não está impedindo o avanço nas gestões americanas por punições renovadas.
"Estamos trabalhando intensamente, regularmente, aqui e nas capitais. Acho que estamos fazendo bom progresso", afirmou Rice.
Ela disse crer que o aumento da pressão pode "fortalecer a posição" de Lula nas conversas com o Irã.
Já a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, alertou o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, de que o Irã não é sério em seus acenos por solução negociada.
Mas um alto funcionário da Chancelaria dos EUA afirmou a agências de notícias, sob anonimato, que "nós vemos a visita de Lula como a última grande chance de um engajamento" dos iranianos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, assumiu o cargo defendendo a política de engajamento com Teerã, mas recuou de sua posição e passou a pregar novas sanções após um ano de acenos infrutíferos ao regime iraniano.
Segundo o funcionário do Departamento de Estado, uma falha em obter um acordo deve fazer Brasil e Turquia "tirarem conclusões" sobre as intenções do Irã.
Já diplomatas envolvidos nas negociações por novas sanções, também sob anonimato, disseram não crer na finalização de uma resolução antes de as mediações de Ancara e Brasília se esgotarem.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Irã diz esperar que visita de Lula acarrete pacto nuclear
Próximo Texto: Exilado iraniano apoia visita de Lula a Teerã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.