São Paulo, quinta, 14 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nacionalismo cresce e 91% da população apóia as explosões

da Redação

Segundo pesquisa realizada pelo jornal "Times of India" a partir de um universo de mil pessoas, 91% dos indianos aprovaram a realização de testes nucleares pelo governo e 83% disseram ser a favor do desenvolvimento de um arsenal atômico no país.
De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados acreditam que o atual governo indiano, liderado pelo nacionalista Partido Bharatiya Janata (BJP), dotará o país de armas nucleares. Apenas 39% acham que a Índia deve assinar o tratado de proibição de testes.
Acredita-se que, além da Índia, Paquistão e Israel sejam capazes de produzir ou já possuam armas nucleares.
O governo, formado após a eleição de março, na qual os nacionalistas hindus obtiveram a maioria relativa no Parlamento, anunciou antes de sua posse que trabalharia para dotar o país de um poderoso arsenal nuclear "para garantir a segurança, a integridade territorial e a união da Índia".
A promessa foi cumprida em menos de dois meses. A aprovação da população pode ser vista como mais um sinal do crescente popularidade do BJP junto à maioria hindu, que corresponde a 79,5% da população.
O BJP, maior força no governo, é o braço político de uma organização paramilitar fundada há 73 anos, a Rashtriya Swayamsevak Sangh (Associação de Voluntários Nacionais) ou RSS, que se descreve como a "fonte do renascimento nacional".
Sua ascensão meteórica no cenário político -em 89, o partido obteve apenas duas cadeiras no Parlamento-, suscita incertezas quanto ao futuro do convívio entre a maioria hindu e os muçulmanos (13,5% da população) na Índia, país de cerca de 950 milhões de habitantes.
Desde a independência do Império Britânico, em 1947, os sucessivos governos indianos tentaram reduzir o conflito entre as duas comunidades por meio de um governo laico, cujo lema era "unidade na diversidade".
O BJP e seus aliados, entretanto, vêem a Índia como "um povo, uma nação, uma cultura".
Não há indícios, por enquanto, de que o BJP pretenda de fato investir contra a minoria muçulmana (formada por mais de 100 milhões de pessoas), mas parece claro que o partido pretende estimular o nacionalismo e o orgulho hindus para solidificar sua base política. A transformação da Índia numa potência nuclear pode fazer parte dessa estratégia.


Com as agências internacionais


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.