São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Colombiano diz que foi feito contato para diálogo com Farc

DA REDAÇÃO

O governo colombiano disse ontem que já deu os primeiros passos para estabelecer um contato direto com as Farc. Na semana passada, a Colômbia dispensou os emissários de países europeus -Suíça, França e Espanha- envolvidos na mediação para a libertação dos reféns ainda em poder do grupo, alegando que eles haviam se aproximado da guerrilha.
"Já começamos a dar os primeiros passos. Temos um acordo definido internamente e caminhamos nesse sentido", declarou o comissário de Paz do governo, Luis Carlos Restrepo.
Segundo ele, o importante será estabelecer se há vontade política das Farc para esse diálogo. Caso contrário, o governo seguirá com a ofensiva militar. Bogotá já deu pistas de que não pretende negociar a libertação dos reféns em troca de guerrilheiros presos. Quer chegar a um acordo definitivo com a guerrilha, nos mesmos moldes do feito em 2005 com a principal organização paramilitar de direita. Nesse acordo, os líderes paramilitares se entregaram individualmente à Justiça.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Após crítica de Chávez, Uribe pede prudência a ministro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.