São Paulo, sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anúncio em jornal acirra disputa interna

DA REDAÇÃO

Um anúncio de uma organização pela ação política publicado nesta semana no "New York Times" criticando o comandante militar americano no Iraque elevou a temperatura do debate nos EUA depois que o principal concorrente do jornal o acusou de subsidiar o espaço e cobrar do "MoveOn" pouco mais de um terço do preço.
Rudolph Giuliani, ex-prefeito da Nova York e pré-candidato republicano à Presidência, engrossou o coro de críticas e cobrou o mesmo desconto para sua campanha. O NYT não divulgou o valor pago pelo MoveOn, mas nega que um eventual desconto possa ter tido razões editoriais.
O anúncio fez um trocadilho com o nome do militar -"General Petraeus or General Betray Us" ("betray", em inglês, é trair, e "us", nós)- na segunda, 11 de setembro, quando ele depôs no Congresso.
Sobrou até para Hillary Clinton: Giuliani acusou a pré-candidata democrata de participar do "assassinato moral" de Petraeus. A senadora, membro da Comissão de Armas, foi um dos muitos que questionaram suas declarações, que divergem de recentes análises independentes.
Petraeus relatou progresso nas condições de segurança no Iraque após a chegada de tropas adicionais no início do ano e recomendou que o efetivo seja reduzido em 36 mil homens, para seu contingente pré-escalada, no meio do próximo ano.
As declarações animaram os republicanos, que podem conciliar a defesa de uma "retirada organizada" com a imagem de "partido amigo dos militares", providencial num país onde as Forças Armadas são ultrapopulares.
O efeito foi inverso entre a oposição democrata: as divisões internas estão ainda mais acirradas. Apesar da retórica, a maioria teme que políticas antiguerra reforcem a imagem de fragilidade na área de segurança, que acompanha o partido desde a defesa da retirada do Vietnã.


Com agência internacionais, "Independent" e "Financial Times"


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Artigo: O Iraque pela lente da China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.